jusbrasil.com.br
29 de Março de 2020

Demora na resposta do INSS: Saiba o que fazer

Estratégias e precauções contra a morosidade do INSS

Costa e Dourado Advocacia, Advogado
mês passado

Você já deve ter reparado nas longas filas e na notável demora do INSS para atender ao cidadão e realizar a implantação de benefícios e aposentadorias daqueles que delas necessitam, não é?

Segundo determina a lei, o INSS tem até 30 dias para responder ao requerimento realizado pelo segurado, podendo este prazo ser prorrogado por mais 30 dias (desde que o pedido de prorrogação seja justificado).

Sabemos, no entanto, que o INSS, na grande maioria dos processos administrativos, não decide dentro do prazo previsto em lei, motivo que causa inseguranças e prejuízos a todos os segurado que recorrem à autarquia previdenciária.

No intuito de buscar alternativas acerca da demora na análise do benefício/aposentadoria, poderão ser realizados os seguintes procedimentos:

✅ Formalizar reclamação junto a Ouvidoria do INSS através do número 135;

✅ Procurar um advogado especialista na área previdenciária, caso o requerimento esteja pendente a mais de 90 dias, para que possa ser verificada a possibilidade de ingresso na via judicial.

❗ Ficou com alguma dúvida? Gostaria de saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco e converse com um advogado especialista em ações contra o INSS.


Costa & Dourado Advocacia

Escritório de Advocacia Especializado em Ações Contra o INSS

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)